quinta-feira, 6 de março de 2014

A lagarta que viu o sol

Foto Google

Era uma lagarta pequena, pequena, que morava na mangueira.  Vivia presa ao tronco para ficar perto das outras. Mas à noite, sempre passeava dentro de uma folha, que fosse linda e aconchegante e sustentada por um galho bem viçoso. 
Realmente do que ela mais gostava era de uma folha macia, como um tapete novo, para acamar os pares de patinhas.  Seus pelos eram grandes e brancos que ficavam cuidadosamente em pé, como para esconder um pouco do verde da pele.
Durante as noites, sentava-se no meio de uma folha, espichava mais ainda os pelos, esperando que ficassem como espinhos sedosos, talvez por isso fossem frágeis. E, após comer um pedaço da folha em que estava (Haveria comida melhor? Não conhecia.), suspirava e caminhava: patinhas para um lado, patinhas para outro lado... Era uma graça!
Quando enchia a barriguinha, deixava-se ficar dentro de uma folha... O sorriso largo no rosto, conversando com as outras lagartas. E ficava quieta, ouvindo o nascer do dia, quando assim caminhava até o tronco da mangueira com seu grupo de amigas.
Então, houve uma noite que passou veloz e trouxe o dia num piscar de olhos... E a lagarta ficou um pouquinho mais deitada na folha...
_ Esta folha tão boa! Vou dormir só mais um minutinho...!
E ficou mais tarde... Há como o sol chegou quente!... Alguns galhos sem folhas deixaram passar os raios... Que vieram como filetes brancos, bulindo em todos os lugares... Seguiram pelas folhas que estava a lagarta (bem encolhida comprazendo-se da maciez de uma folha...) e foram aquecendo-a... Que seus pelos ficaram como fogo...
A lagarta esticou as patas de súbito: quase caiu da folha!
Por sorte, seus pelos ajudaram-na a ficar presa (quem os tocasse veria um líquido muito viscoso)... E ela levantou os olhos: tons de madeira, de galhos secos... e assustados... sem compreender...
_ Fogo, fogo, fogo...
Suas patinhas sob um corpo mole voltaram para o caminho do tronco. Os olhos corriam de um espaço a outro, buscando um percurso mais curto. E ela se foi, rebolando, rebolando, erguendo bem os pelos, sobre o tórax.
Se ela detestou o sol? Ela corria rápido, pelo medo dos raios do sol. Mas podia-se ver o brilho reluzente nos pelos sedosos, como se soltassem fogo.

E já de volta ao tronco, vagarosamente a lagarta foi se acalmando e deitou-se quieta. 

5 comentários:

chica disse...

Que linda história ,mais uma!! E que bom te ver por aqui blogando novamente! beijos pra ti e todos e em especial pra bonequinha que deve estar linda, sapeca e grande! chica

Pensando en Haiku, Karin Rosenkranz disse...

un placer leer tu blog.
saludos desde Mallorca

VELOSO disse...

Linda História ! Muita sensibilidade para colher poesia!

Cleo Borges disse...

Tereza Cristina, faz tanto tempo... mas o tempo trás de volta tudo oque precioso.
Relendo os comentarios no meu blog senti uma força muito grande me conectando de volta ao mundo das artes e das letras, entao vim aqui te deixar o meu carinho e dizer vou ler todas as suas estorias infantis... ganhei um netinho e vou aprender todas ela p contar p ele...
Um grande beijo e otimo 2018!

em direção ao sil disse...

Teresa Cristina (Flordecaju),

(Lhe enviamos um contato pelo Recanto das letras, mas sem retorno. Caso seja o autor do conto especificado abaixo, favor entrar em contato, é nossa última tentativa, precisamos concluir a edição, se não, ignore nosso contato).

Estamos concluindo uma chamada à publicação para produção do livro ERA UMA VEZ... 2020, uma coletânea de contos de variados gêneros, Fábulas, Apólogos, Parábola, Contos Fantásticos, Maravilhosos e Estranhos. Foram selecionados pelo concurso 73 contos, havendo espaço para mais 27, e o convidamos a participar desta coletânea com seu conto “A lagarta que viu o sol” ou “Peixinho imprudente”. Você poderá acessar o regulamento/edital na página: www.cnne.net.br/era-uma-vez. Caso aceite e esteja de acordo com o edital, poderá nos contatar pelo e-mail cn.novosescritores@gmail.com em até 7 dias, para nos dar seu consentimento para publicação. Atualização do Art.17º, 18º e 20º do edital:

Seguindo - Segundo o edital (Art. 17º e Art. 18º), as duas parcelas deveriam ser pagas pelos autores selecionados no concurso nos dias 15 de setembro e outubro, já para os novos autores selecionados na chamada, as parcelas foram prorrogadas e deverão ser pagas nos dias 30 de outubro e 15 de novembro (se precisar de uns dias a mais é possível, o CNNE não é intransigente a este respeito). A caixa (10 exemplares + certificado de participação) será enviada após pagamento e envio do print de recibo de pagamento em resposta a esse e-mail. Em seguida postamos a caixa e informamos ao autor o código de rastreio. As postagens no correios são feitas na segunda, terça e sexta feiras da semana. Segundo o edital (Art. 20º), haverá prorrogação no envio dos exemplares. Os livros serão entregues no endereço informado, até o dia 20 de novembro 2020, podendo ocorrer atrasos de até 07 dias para algumas localidades.

São confeccionados apenas 10 exemplares por autor, não fazemos grandes tiragens como outras editoras, desta forma o livro não é vendido em pontos de vendas, é exclusivo para os autores participantes. Não havendo segunda reimpressão.

Caso consinta com a publicação, nos envie em até 24 horas (temos urgência na confecção dos exemplares):
- Seu texto revisado
- Nome completo e como quer que seja assinado seu texto na lauda do livro, nome ou pseudônimo.
- Endereço completo com CEP para envio e telefone caso precisemos entrar em contato.
- Efetuando as parcelas, favor nos enviar prints de recibo para arquivarmos.
- Estamos construindo um página especial no site para os autores participantes de nossas coletâneas, caso você queira participar, nos envie uma foto que você goste de rosto ou até de meio corpo e uma breve biografia (até no máximo 1.500 caracteres com espaços), em resposta a esse e-mail. Poderá colocar um link de contato (exceto telefone) e/ou onde posta seus escritos. Você poderá conferir a página no link: https://www.cnne.net.br/galeria-dos-autores.

Os nossos livros têm registro de ISBN junto a Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Você poderá acessar a página de nossas campanhas concluídas, onde temos os dados dos livros já publicados: https://www.cnne.net.br/camapanhas-concluidas

Leia o nosso edital/regulamento na página:
https://www.cnne.net.br/era-uma-vez

Parabéns pelo excelente conto!

E participe das novas chamadas:
https://www.cnne.net.br/em-quarentena-covid-19
https://www.cnne.net.br/poesia-acrostica
https://www.cnne.net.br/contos-lunaticos
https://www.cnne.net.br/poesia-inedita-2020
https://www.cnne.net.br/conto-minimalista

Qualquer dúvida estamos à disposição!
Muito sucesso e saúde nestes dias difíceis!
Atenciosamente,
André Ferreira